Documentos

Nas configurações de documentos dos produtos é onde são parametrizados os tipos de documentos utilizados em processos de empréstimo. As configurações são separadas em duas categorias:

  • Documentos a serem gerados no momento da contratação de um empréstimo (toCreate). Por exemplo: a CCB (Cédula de Crédito Bancário), Signature (Certificado de Assinatura) e Insurer (Contrato do seguro).
  • Documentos do cliente requeridos em algum momento na jornada das etapas de contratação e/ou desembolso de um empréstimo (toRequest). Por exemplo: frente e verso do documento de identidade, CPF, holerite, comprovante de endereço.

Geração de documentos

Os documentos gerados são criados através de templates que você configura em cada produto. Atualmente é possível gerar documentos somente através de templates no Google Docs. Os templates precisam ser adicionados na seção settings.products.toCreate da configuração do produto. Você pode gerar quantos documentos precisar.

Geralmente, são configurados esses templates:

  • CCB (purpose: "ccb")
  • Certificado de assinatura (purpose: "signature")
  • Contrato de seguro prestamista (purpose: "insurance")
{
  "settings": {
    "products": {
      "documents": {
        "toCreate": [
          {
            "purpose": "ccb",
            "method": "google",
            "methodData": {
              "template": "1CB_cB5RYETWa3YP2LXTDry-mWQIY1CLLzLp87ez6Z2I"
            }
          },
          {
            "purpose": "signature",
            "method": "google",
            "methodData": {
              "template": "1RiJWj6C7Wm_cuax3w07HFivQpYtSKbEcoCP9Kq4ZipU"
            }
          },
          {
            "purpose": "insurance",
            "method": "google",
            "methodData": {
              "template": "1NpvKQx23Ppb9YvFAZQWxA9dTlwuDRcg9rig3A55sjzM"
            }
          }
        ]
      }
    }
  }
}

O campo methodData.template armazena o ID do template no Google Docs. Veja mais em Configurar um template no Google Docs

Configurar um template no Google Docs

A personalização de arquivos gerados consiste em criar um novo documento a partir do Google Docs e configurá-lo no produto. Siga os passos:

  1. Criar um documento template no Google Docs (arquivo base onde os dados serão substituídos pelos dados do empréstimo e do cliente);
  2. Compartilhar o documento com o e-mail [email protected]
  3. Copiar a URL do arquivo (a mesma que aparece no endereço no navegador ou do botão “Copiar Link” durante o compartilhamento;
  4. Obter o ID contido na URL. No exemplo de URL “https://docs.google.com/document/d/1CB_cB5RYETWa3YP2LXTDry-mWQIY1CLLzLp87ez6Z2I/edit?usp=sharing”, o ID do documento é 1CB_cB5RYETWa3YP2LXTDry-mWQIY1CLLzLp87ez6Z2I;
  5. Alterar a configuração do produto com propósito ccb, o método google e o ID do template do documento:
{
  "settings": {
    "products": {
      "documents": {
        "toCreate": [
          {
            "purpose": "ccb",
            "method": "google",
            "methodData": {
              "template": "1CB_cB5RYETWa3YP2LXTDry-mWQIY1CLLzLp87ez6Z2I"
            }
          }
        ]
      }
    }
  }
}